No dia 10 de Março de 2011, no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, foi realizada mais uma Reunião Ordinária. Na oportunidade, foram homenageadas as mulheres que são destaques em nossa sociedade, elas receberam dos vereadores a Medalha de Mérito em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a Prefeita Municipal Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Beia -; os deputados federais, Paulo Piau e José Humberto Soares. O Vereador Amarildo homenageou Fátima Aparecida de Oliveira Simões:
Fátima Aparecida de Oliveira Simões nasceu na cidade de Ibitinga/SP, no dia 4 de março de 1958. É filha de Joaquim de Oliveira e Ana de Oliveira e tem como irmãos Solange Regina de Oliveira e Douglas Tadeu de Oliveira.Com apenas alguns meses de vida, seus pais se mudaram para a cidade de São Carlos/SP, cidade onde Fátima cresceu, estudou, se formou e se casou com Antonio Francisco Simões, com quem tem dois filhos: Priscila de Oliveira Simões e Ulisses de Oliveira Simões.Começou sua vida profissional muito cedo; com apenas 15 anos de idade ela trabalhava e estudava.Seu primeiro emprego foi como auxiliar de escritório na empresa Rosenwinckel Contábil Ltda. Alguns anos depois passou a
trabalhar na empresa Expresso São Carlos Ltda. Mais tarde, foi trabalhar na empresa Organização Técnica Contábil Sociedade Civil Ltda, um escritório bem conceituado, de renome e de grande porte na cidade de São Carlos/SP, onde permaneceu até depois de casada.Em meados de 1988, com os filhos ainda muito pequenos, seu marido foi transferido para Patos de Minas, e não restava nenhuma dúvida era o momento de acompanhá-lo.Em 1996, o então presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Senhor Romero Queiroz Pereira, a convidou para trabalhar. Fátima, então, permaneceu no Sindicato Rural por quase 11 anos, sendo 9 anos sob a gestão do Sr. Romero Queiroz e quase 2 anos na gestão do Sr. Evaristo Caixeta.Exerceu no Sindicato Rural os seguintes cargos:• Secretária Executiva
• Gerente Administrativa
• Administradora da Casa da Cultura do Milho - Memorial “Romero Queiroz Pereira”.
No trabalho desenvolvido por Fátima Simões, no Sindicato Rural, podemos destacar dois pontos relevantes que, que, sem duvida, são um marco de grande avanço tecnológico e cultural, tanto para o Sindicato Rural, como para a nossa Festa Nacional do Milho. São eles: “Criação do Web Site Oficial da Fenamilho e Projeto de criação da “Fundação Casa da Cultura do Milho”.
A CRIAÇÃO DA WEB SITE OFICIAL DA FENAMILHO
Em 1999, era uma preocupação constante do Presidente do Sindicato Rural, Sr. Romero Queiroz, que nossa Festa Maior ultrapassasse as fronteiras. Em plena era tecnológica, com a internet ao alcance de todos. Foi então, que Fátima Simões juntamente com as colegas Maria Ângela Nogueira e Kerley Cristhina de Paula e Silva, abraçaram a causa e trabalharam incansavelmente na criação e construção da Home Page da FENAMILHO. Foram meses, aproveitando sempre o tempo nos finais de semana e os feriados, até que, finalmente, na virada do milênio, conseguiram colocar no ar a mais nova criação: o Web Site Oficial da Festa Nacional do Milho.
PROJETO TORNANDO EM “FUNDAÇÃO” A CASA DA CULTURA DO MILHO
Em 2006, ainda no Sindicato Rural, aceita mais um desafio, desta vez como administradora na Casa da Cultura do Milho, um memorial onde abriga todo acervo da história da Festa Nacional do Milho
Foi então, que surge uma grande preocupação, o que fazer com uma obra tão grande como aquele memorial, que nasceu do sonho do presidente Romero Queiroz e do diretor Pedro Maciel e fora construído com tanta luta, sacrifício e perseverança, para que, nele, fosse preservada toda a nossa tradição, cultura, orgulho da nossa festa,e de nossa terra, e, ainda um grande acervo para as futuras gerações.
A preocupação agora era como gerir financeiramente um monumento com tamanha proporção. Visando obter esses recursos financeiros, oriundos de órgãos públicos e empresas, viu-se a necessidade de transformar a Casa da Cultura do Milho em uma “Fundação”. Para isso, foi realizada uma pesquisa nos meses de agosto, setembro e outubro de 2006 e em 15 de março de 2007, iniciou-se a implantação do projeto e a Casa da Cultura do Milho se transformava em Fundação Casa da Cultura do Milho.
De julho de 2007 a julho de 2010, Fátima trabalhou na empresa Queiroz de Melo Empreendimentos Imobiliários, onde se aposentou.
Hoje, Fátima Simões se dedica a um trabalho voluntário, ocupando um cargo na diretoria da Fraternidade Feminina “ESFORÇO E TRABALHO”.
Fátima Simões está em Patos de Minas há 22 anos. Aqui trabalhou, criou seus filhos e sente um orgulho imenso em viver nesta cidade e se considera uma patense de coração.
Fátima Simões representou as homenageadas em um discurso
Postado pela Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário