quinta-feira, 4 de março de 2010

Presidente da Câmara convoca comissão para ouvir moradores do Distrito de Bom Sucesso



O Distrito de Bom Sucesso é o mais distante de Patos de Minas, fica a 87 km e há 15 anos, a Expresso São Geraldo é a empresa autorizada pelo Município para o transporte dos passageiros. Com a redução da demanda pelo transporte, principalmente devido concorrência desleal das chamadas “caronas pagas” e muitos prejuízos a empresa decidiu reduzir os horários.
Para ouvir a comunidade sobre o transporte de passageiros no final da tarde desta quarta-feira, 3 de março de 2010, o Presidente da Câmara Municipal, Amarildo Ferreira Silva, o vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro e os membros da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, trânsito e Meio Ambiente, Maria Dalva da Mota Azevedo- Dalva Mota- e Isaías Martins estiveram reunidos com a comunidade do Distrito de Bom Sucesso e os representantes da Expresso São Geraldo, Geraldo Rodrigues Lacerda Filho e José Augusto Azevedo de Barros no salão do Conselho de Desenvolvimento Comunitário. A Secretária Executiva do Promam, Drª Elvira Porto Cordeiro que nasceu próximo ao Distrito também participou da reunião.
Diversas pessoas da comunidade manifestaram contrariedade na redução dos horários, devido o transporte de professores que pode ficar comprometido, alguns consideram os ônibus velhos, reclamam do estado de conservação e do valor da tarifa cobrada que é de R$ 19,90.
A Presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, Conceição de Fátima de Paula disse que a comunidade precisa se unir neste momento para buscar uma solução para o problema.
O representante da Expresso São Geraldo, José Augusto explicou que atualmente dois ônibus atendem à comunidade, sendo que, a linha Patos-Bom Sucesso, com saída às 7h e retorno às 16h não possui demanda . Falou sobre as dificuldades da concorrência com as caronas e os riscos do trecho perigoso da estrada municipal que está sem cascalho, devido à proibição ambiental e da BR 365, conhecida pelos elevados índices de acidentes. Ressaltou que os ônibus passam por fiscalização do DER-MG (Departamento de Estradas e Rodagem) e são considerados seguros para o transporte. Sobre o valor da tarifa, o Presidente da Câmara, Amarildo Ferreira Silva explicou que os cálculos são feitos pelo DER-MG a partir da planilha de custos que envolve vários fatores como: óleo diesel, quilometragem percorrida, número de ônibus e depreciação dos veículos. Ele conscientizou a comunidade no sentido de evitarem as “caronas pagas” que colocam em risco o serviço de transporte de passageiros. “A empresa precisa de passageiros, se não houver demanda fica difícil manter os carros. É necessário a comunidade ser consciente e unir para o fortalecimento e busca da melhor solução”.
O Presidente da Câmara Amarildo junto com os vereadores, estarão empenhados em buscar parceria com o município para solucionar o problema do transporte das professoras da rede estadual de ensino que atendem a comunidade do distrito.

Presidente da Câmara Municipal Amarildo Ferreira Silva 

Representante da empresa São Geraldo José Augusto, vereador Bartolomeu, vereadora Dalva Mota, vereador Izaías Martins

Elvira Porto 

Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Bom Sucesso Conceição de Fátima


Nenhum comentário:

Postar um comentário